Blog

Super dicas para noivinhas(os) – Maiores frustrações de noivinhas com Fotógrafos

Categoria: Dicas de casamento
Olá, sou Alexandre Mereu, fotógrafo de casamentos, estou fazendo este artigo sem “puxar sardinha” para meu lado mas com dicas que acredito ser essencial para os noivos na escolha de um bom fotógrafo!
 
Para mim, fotografar um casamento não é apenas capturar imagens bonitas, mas sim contar uma história real, o fotógrafo deve estar atento a todos os momentos, ao ver as fotos você precisa relembrar cronologicamente tudo o que aconteceu, ter momentos únicos, momentos decisivos que somente um bom fotógrafo consegue captar, como emoções, risos, brincadeiras, etc…
 

Casamento em Botucatu

Casamento em Botucatu – Karol e Paulo – Salão Andreolli II

 
Vamos lá!
“Onde encontro um fotógrafo de casamentos?”
A maioria das noivas que vem até mim são indicações de outros profissionais da área de casamentos, mas muitas já vieram através de pesquisa no Google (Fotógrafo de casamento em Botucatu), através de ações de marketing, posts no site/instagram/facebook.
Mas o ideal é selecionar os fotógrafos que foram indicados, acessar o site do fotógrafo (afinal um bom profissional deve ter um site atualizado), acessar suas redes sociais, marcar reunião, conhecer seus trabalhos fisicamente através dos álbuns impressos.
 
“Sempre sonhei em contratar o fotógrafo X, mas acabei contratando o Y. Até gostei das fotos, porém…”
Uma das maiores frustrações dos noivos é querer e não poder! Mas eu afirmo que uma das únicas lembranças desta data tão especial são as fotografias, que tal economizar em outra coisa que não é tão importante como lembrancinhas, convites e investir mais no profissional que vai eternizar este momento?
Desejar um trabalho e contratar outro é a receita para fracassar miseravelmente na confecção da maior lembrança do seu casamento. Batalhe para contratar o profissional dos seus sonhos, mesmo que o orçamento inicial não alcance ou a data não esteja disponível. Negocie!
DICA: Caso o problema seja orçamento, ajuste-o, abrindo mão de algum item menos relevante ou, ainda, busque um parcelamento diferenciado com o profissional.
 
 
“Não sei o que aconteceu, as fotos dele são lindas mas, mesmo com as dezenas de fotos que eu enviei como referência, as minhas não ficaram legais.”
O boicote artístico é uma das principais angústias da maior parte dos fotógrafos. Quando você não permite que o profissional trabalhe dentro do seu próprio estilo, a liberdade criativa vai embora.
Expressões artísticas exigem liberdade para que culminem no desenvolvimento de obras únicas e de valor inestimável.
Muitos fotógrafos referenciam-se em artistas de áreas completamente diferentes, como moda, retrato e até pintura.
 
 
DICA: Tem alguma ideia?
Exponha para o fotógrafo, porém, não faça alusão a outro profissional, nem peça pra copiar alguma foto. Além de deselegante, isso gera insegurança para os dois lados. A melhor maneira de solicitar uma foto em específico é sugerir e solicitar para que o fotógrafo faça uma releitura com o seu ponto de vista.
 
 

Fotografia Premiada Inspiration Photographers

Fotografia Premiada Inspiration Photographers

 
 
“Sei lá, o fotógrafo me pareceu meio chato/arrogante. Não me senti bem com ele.”
Por isso não basta pedir orçamento por telefone/WhatsApp somente, marque uma reunião, conheça a pessoa! Veja se ela é discreta ou se chama mais atenção que os noivos, veja como se veste, como se comporta! Busque indicações!
 
“Passei a minha festa toda posando pra fotos com os convidados”
Muitas noivas optam por clicar/cumprimentar todos os convidados presentes no dia do evento, isso pode demandar horas e drenar uma quantidade absurda da sua energia. Lembre-se que as fotos são a parte mais rápida do processo e você ocupará a maior parte deste tempo cumprimentando as pessoas e não fotografando.
Vale lembrar que esse momento é único para a sua família e que uma boa conversa com eles pode ser interessante para verificar qual a real necessidade desse tipo de fotografia.
DICA: Se você não deseja fotografar com todos os convidados, abra a pista o quanto antes e combine com o fotógrafo para realizar as fotos durante este período, de forma despojada. Sabe aquelas fotos que você vê em sites de balada? Mais ou menos isso. Não esqueça de, pelo menos, posar para fotos formais com a sua família.
 
 
*Me achei meio travada nas fotos no dia do evento”
A não ser que você seja modelo, não faz parte do seu cotidiano ser fotografada.
Cogite a ideia de contatar o ensaio pré casamento, você já vai saber como se portar para as fotos e terá mais intimidade com o fotógrafo, normalmente criasse uma conexão do casal com o profissional, ajudando a ter fotos mais espontâneas.
 
“Iluminação”
Lembre-se a fotografia só existe devido a Luz, sem Luz não há fotografia.
Se preocupe com a iluminação do evento, tanto na cerimônia quanto na festa. Se seu casamento for começar as 17h por exemplo e atrasar, a céu aberto, provavelmente possa escurecer, tenha um plano de iluminação, aqueles varal de luz (festão) ficam lindos em qualquer ocasião a céu aberto.
Procure não utilizar luzes de baixo para cima na mesa do bolo onde fazemos as fotos do protocolo, tente montar luzes de cima para baixo, pois caso contrário teremos que desligar ou realocar as mesmas.
 
 
“Somente fotografia digital? O Álbum não vale a pena?”
Poxa atualmente muitos noivinhos somente querem as fotografias digitais, entregue em pen drive por exemplo.
Mas pensa comigo, onde você vai ver estas fotos? Celular? Computador? TV? Eles são de qualidade? A tela deles estão calibradas? Acredite, as cores mudam muito de dispositivo para dispositivo!
No álbum impresso além de sentir, tocar, causa uma sensação única, é um objeto que fica pra sempre! Pode levar onde quiser! As cores são lindas, a textura encanta! A história é resumida em apenas fotos que importam e contam a história! Se eu posso dar uma dica de ouro, se esforcem para contratarem pacotes com álbum, é muuuuuuuuito lindo!
 
 
Parte do conteúdo estou me baseando neste artigo em um e book elaborado pelos irmãos Vanassi do Fotologia Vlog (As 10 maiores frustrações de noiva com Fotógrafos).
 
 
Conheça meu trabalho, acesse @alexandremereufotografia e meu site www.alexandremereu.com.br
 
 
Foi um prazer, há e se quiser mais dicas, me chama!
Alexandre Mereu – Fotógrafo de Casamentos
(14) 99842-0737

Comente aqui!

Seu comentário é muito importante para nós. Separador